Mais de 50 mil participantes, 1663 palestrantes, 21 palcos e 522 players. Estes foram os números da edição de 2024 do Rio2C, o grande encontro da indústria criativa na América Latina. Para 2025, o evento, apresentado pela Petrobrás e pelo Governo Federal, chega com a expectativa de números ainda mais imponentes e por muitas atrações mais do que especiais. Marque na agenda: de 27 de maio a 01 de junho, na Cidades das Artes, no Rio de Janeiro.
Abrindo os trabalhos da edição deste ano, já estão abertas as inscrições para os mercados de música, startups, editorial e audiovisual, que vamos explicar como funcionam ao longo do texto. O processo de inscrição, que teve início no dia 3 de fevereiro, encerrará ainda neste mês, no dia 21.
Música para os nossos ouvidos
O PitchingShow oferece a artistas e bandas a oportunidade de se apresentarem ao vivo por 30 minutos no Rio2C Stage, entre os dias 27 e 30 de maio. Os pocket shows ocorrem diante de uma comissão formada por executivos de gravadoras, rádios, plataformas de streaming, empresários, curadores de festivais e jornalistas.
A curadoria do segmento é liderada por Zé Ricardo, diretor artístico de renomados festivais. A grande novidade dessa edição é que os shows acontecerão durante o fim do dia, de terça a sexta-feira.
As inscrições para participar são gratuitas, por este link, mas atenção: são limitadas a 300 participantes. A seleção dos oito artistas que se apresentarão no evento será realizada em duas etapas: uma triagem inicial feita pela comissão de música, formada por grandes nomes do segmento, e, posteriormente, uma votação popular.
Além disso, haverá também Rodadas de Negócios, que proporcionarão reuniões individuais de 20 minutos entre artistas, empresários e importantes executivos do mercado, como gravadoras, selos, agregadoras, editoras e promotoras de shows.
Compromisso com a valorização de novas marcas
O Mercado de Startups promove pitchings temáticos, mentorias, masterclasses, workshops e sessões exclusivas com executivos. As atividades oferecem insights valiosos e ferramentas para startups em fase de operação ou tração (Early e Growth Stage) que desejam escalar seus negócios e estabelecer parcerias estratégicas.
A presença de startups no Rio2C vem se consolidando a cada edição, reforçando o evento como um importante hub de inovação e novos negócios. Em 2018, por exemplo, o prêmio dedicado a identificar os próximos unicórnios do mercado destacou as ainda incipientes Contabilizei e LivUp, hoje referências no setor.
O Pitching de Startups, realizado em parceria com a Liga Ventures e a ABMEN (Associação Brasileira de Mentores de Negócios), é uma vitrine de oportunidades. Dividido em três verticais – Audiovisual e Games, Música e Entretenimento e Marketing.
Já a comissão de startups é formada por 10 profissionais do ecossistema. Serão selecionadas 8 startups por vertical, totalizando 24 participantes.
No Rio2C, histórias ganham vida
No Mercado Editorial do Rio2C, as histórias podem se tornar filme, série, podcast, publicação ou até mesmo um game. Com duas modalidades de Pitching Editorial, os inscritos selecionados podem optar seguir por dois caminhos:
- História Original para Publicação: Autores que têm o sonho de publicar suas histórias podem apresentá-las a editoras, plataformas e agentes literários. Assim, pode conseguir a inserção no mercado editorial.
- Adaptação de Livro para o Audiovisual: Este modelo de pitching é destinado que desejam levar suas obras literárias - publicadas ou não - para o mundo do audiovisual. De filmes a jogos, há diversos formatos os quais as histórias podem ser adaptadas.
Vale destacar que cada inscrito poderá inscrever um máximo de até 3 projetos dentro da modalidade desejada.
Um leque de oportunidades
Após promover na última edição 1.239 reuniões entre profissionais do setor e contribuir para a marca de R$ 315 milhões de impacto econômico gerado pelo evento, o mercado audiovisual do Rio2C retorna ainda maior. Serão mais de 500 players, incluindo grandes empresas internacionais, como Circular Midia, do Uruguai; Dori Media Group, de Israel; Boat Rocker, do Canadá; Magnatel, da Alemanha e Mediatoon, da França.
Além dos players internacionais, grandes empresas que têm operações no Brasil, confirmaram participação nas Rodadas de Negócios. A lista completa de players pode ser encontrada no site oficial do Rio2C e as orientações para a inscrição de projetos nas rodadas de negócios estão disponíveis na seção de Mercado Audiovisual do portal da conferência.
Aos profissionais do mercado visual, o evento trará não somente as oportunidades de pitching, mas também masterclasses, workshops, mentorias e encontros exclusivos.
Não perca o Rio2C 2025
O Rio2C nasceu com o objetivo de promover encontros, construir pontes e gerar conexões que estimulem a troca de experiências, ideias e negócios, instigando a criatividade e a capacidade de inovar. Em apenas quatro edições, o evento se consolidou como o maior encontro de criatividade da América Latina.
- Data: De 27 de maio a 1º de junho
- Local: Cidade das Artes
- Endereço: Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ
- Informações e inscrições: https://www.rio2c.com/
O RH Pra Vocé é um dos apoiadores do Rio2C 2025.