A discussão – ou melhor, a preocupação – em torno da tecnologia como “substituta” das pessoas não é nova. E com a robustez cada vez maior das IAs, somada às soluções que não param de avançar para robotizar processos, mais uma vez o receio de perder espaço no mercado de trabalho para as máquinas é realidade para muitos profissionais. Contudo, por mais que esse medo seja encarado pelo universo corporativo com certa naturalidade – exatamente por “transcender eras” –, engana-se quem acredita que não sejam necessárias ações para freá-lo.
De acordo com um estudo realizado pela EDC Group, por exemplo, mesmo os trabalhadores que já estão mais adaptados às Inteligências Artificiais, inclusive utilizando-as em sua rotina de trabalho, temem ser deixados para trás por elas. Essa é a realidade de 43,10% dos auxiliares e assistentes, e de quase 40% dos analistas.
Uma vez que futuro do trabalho e saúde mental são temas em alta nos debates organizacionais, encontrar soluções para amenizar esse cenário de preocupação pode fazer a diferença para que as marcas alavanquem suas práticas de bem-estar e também de capacitação.
Nenhuma tecnologia substituirá o principal ativo de qualquer organização: as pessoas
Você já ouviu falar no termo “reumanização”? Para que as pessoas se preparem para o futuro do trabalho – que, inclusive, já é o presente, então nada de esperar para pensar nele depois –, muito se fala no desenvolvimento de uma série de skills, que vão das técnicas às comportamentais (como resiliência, empatia, adaptabilidade, entre outras). Neste sentido, “reumanizar” se apresenta como uma jornada de transformação.
Com a ascensão das máquinas não apenas para tarefas operacionais, mas também como um auxílio extra na resolução de problemas – quem nunca foi atrás de inspiração para algo no Chat GPT, não é mesmo? –, a nova configuração do trabalho abrirá espaço para que as pessoas assumam mais responsabilidades que envolvam criatividade, tomada de decisões, pensamento analítico e aprendizagem contínua. Mais do que nunca, não há mais espaço para acomodação. A capacitação é um ponto-chave para a nova era.
Entenda a reumanização com quem é referência
No maior evento de criatividade da América Latina, tecnologia e reumanização não poderiam ficar de fora. A edição de 2025 do Rio2C traz os assuntos como pilares centrais do tema do evento neste ano: “Edge of Perfection”. Com uma série de atrações, o congresso contará com especialistas que compartilharão os principais insights para que cada profissional alcance o seu lugar de protagonismo em meio ao boom das IAs. Não há transformação digital sem pessoas.
Não espere mais para fazer parte de um dos maiores e mais importantes eventos de 2025. Faça sua inscrição agora mesmo em rio2c.com/tickets e faça parte de um momento transformador.
Rio2C 2025
- Data: De 27 de maio a 1º de junho
- Local: Cidade das Artes
- Endereço: Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ
- Informações e inscrições: https://www.rio2c.com/
O conhecimento não para
Quer saber ainda mais sobre um dos grandes eventos de criatividade do mundo? Confira abaixo um papo exclusivo com o CEO do Rio2C, Rafael Lazarini. O executivo compartilha toda a sua experiência em grandes eventos para ajudar RHs e líderes a planejarem suas agendas. Confira o papo: