O mercado de trabalho está em constante evolução, o que tem ocorrido ainda mais rapidamente com os avanços tecnológicos disponíveis atualmente. Uma pesquisa publicada no Relatório sobre o Futuro dos Empregos, do Fórum Econômico Mundial, sugere que 23% dos empregos vão mudar nos próximos cinco anos.

Isso significa a criação de funções e tarefas totalmente novas e representa um potencial que deve ser explorado pelos treinamentos corporativos. Práticas de reciclagem das habilidades, aceleração do onboarding de novos contratados, investimento na aquisição de soft skills, todos esses temas são relevantes em meio ao cenário de mudanças do mercado.

No entanto, há de se observar alguns cuidados ao preparar novos programas de treinamento para garantir que sejam eficazes e atinjam os objetivos inicialmente traçados.

Analise os objetivos da sua empresa

Ao iniciar os preparativos do mapeamento de um novo plano de capacitação, é fundamental considerar os objetivos que a sua empresa está buscando e os problemas que pretende resolver com o treinamento.

Entre alguns exemplos de problemas comuns ao mundo corporativo estão:

  • Acelerar o processo de onboarding de novos funcionários para que atinjam a produtividade mais rápido;
  • Combater a alta rotatividade na empresa, contribuindo para uma melhor reputação e a redução de custos
  • Melhorar o treinamento de compliance dos funcionários para manter uma operação estável

Existem outros inúmeros itens que podem entrar nessa lista, a depender da sua empresa e do setor no qual esteja inserida. O principal aspecto é garantir que o seu plano de capacitação tenha um objetivo claro e esteja voltado para atingir as metas definidas nele.

Para facilitar ainda mais a análise dos resultados, defina objetivos mensuráveis para o treinamento, como por exemplo:

  • Diminuir o tempo de produtividade dos agentes de atendimento ao cliente de 10 para 6 semanas 
  • Reduzir a taxa de rotatividade de funcionários para 10%

Muitas empresas apresentam dificuldade na definição de objetivos específicos ou desejam se aprofundar mais no assunto; nesse caso, este artigo da iSpring sobre a “Análise e diagnóstico das necessidades de treinamento” será muito útil. Ele aborda todo o processo de identificação das necessidades corporativas e escolha das melhores soluções.

Ferramentas para estruturação de treinamentos eficazes

Existem algumas ferramentas e técnicas que auxiliam no processo de elaboração de um treinamento capaz de cumprir seus objetivos, uma delas é a elaboração de um plano de capacitação de colaboradores.

Trata-se do planejamento das etapas de implementação de um programa de treinamento corporativo, com a previsão do cronograma completo, recursos necessários, indicação de responsáveis e o currículo a ser abordado no curso.

Geralmente, a preparação deste documento envolve os profissionais de RH ou T&D, mas deve contar ainda com a participação de gestores e lideranças da empresa. Assim, garante-se o alinhamento do programa com as estratégias gerais de negócio definidas pela diretoria e com a missão e valores da empresa.

Como elaborar um plano de capacitação

O plano de capacitação de colaboradores acaba sendo um orientador para o desenvolvimento dos treinamentos na empresa. Para isso, ele deve conter todos os elementos essenciais para nortear a equipe de T&D ao longo da criação do projeto, desde o conteúdo até a criação dos cursos.

Por ser um documento complexo, que servirá como referência a todos os profissionais envolvidos na criação do treinamento, é importante que seja preparado com cuidado ou pode dar margem a dúvidas.

Para auxiliar nessa etapa inicial, a iSpring preparou um artigo com todas as informações que devem constar no plano de capacitação de colaboradores, além de um passo a passo para facilitar sua elaboração.

Análise de treinamentos

Transformando desafios em oportunidades

Uma estratégia interessante para desenvolver treinamentos é atacar os principais desafios enfrentados pelas empresas atualmente. Ainda que existem questões específicas em cada setor, alguns problemas são recorrentes no mundo corporativo:

  • Alta rotatividade de funcionários
  • Resistência dos funcionários aos treinamentos
  • Entendimento equivocado do conhecimento e habilidades dos funcionários
  • Recursos escassos e má gestão do conhecimento

Tais dificuldades, quando não encaradas de frente, costumam representar riscos para as empresas pelas graves consequências que acarretam. O importante é que todas elas representam oportunidades para um treinamento eficaz capaz de trazer resultados visíveis e mensuráveis para as empresas e para os colaboradores.

O guia “Os principais desafios de RH e T&D que o e-learning pode resolver” contém algumas estratégias que podem ser aplicadas na prevenção desses problemas. Além disso, ele detalha, em ações práticas, as maneiras como o e-learning pode ser aplicado ao treinamento corporativo como uma ferramenta eficaz na solução dessas questões.

Desafios de RH e T&D

Usando a tecnologia do e-learning a seu favor

Atualmente, as ferramentas de e-learning não são utilizadas apenas para cursos online. Elas facilitam a implementação e o monitoramento dos treinamentos em geral, inclusive os tradicionais.

A adoção de um sistema de gestão de aprendizagem (LMS) simplifica o processo de inscrição de alunos, permite o acompanhamento do progresso no conteúdo, oferece mecanismos de avaliação e gera relatórios para a apuração dos resultados.

Assim, é possível analisar o plano de capacitação de colaboradores feito previamente e compará-lo ao relatório final gerado pelo LMS para entender se as métricas esperadas foram atingidas após o treinamento. Aliando esses dois documentos, é possível medir a eficácia do programa e, eventualmente, promover os ajustes necessários para mantê-lo atualizado e aprimorado.