Pergunta da entrevista de emprego: “Como você organiza durante a semana?

Essa é uma pergunta comum feita em uma entrevista de emprego:

O que você faz no trabalho o dia todo?

Descrever sua semana de trabalho típica é sua chance de mostrar que sua experiência corresponde aos requisitos do trabalho e que você tem as qualidades pessoais que a empresa procura em seus funcionários.

O que o entrevistador realmente quer saber

Os entrevistadores normalmente fazem essa pergunta para ver se um candidato está acostumado a trabalhar no tipo de horário que eles exigem de seu pessoal. Portanto, talvez o trabalho que eles oferecem seja estritamente "das nove às cinco".

No entanto, se suas operações dependem do preenchimento de turnos flexíveis ou da atribuição de horas extras ou tarefas de fim de semana, eles podem estar buscando candidatos com flexibilidade para acomodar essas necessidades.

Observação

Pesquise uma empresa dos sonhos com antecedência para determinar a semana de trabalho típica de seus funcionários.

Como se preparar para a pergunta

Considere a posição para a qual você está se candidatando e como suas posições atuais ou passadas se relacionam a ela. Dessa forma, faça uma lista de algumas das principais tarefas que você faz em uma semana de trabalho típica.

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Revise sua lista e marque as tarefas que correspondem aos requisitos da posição que você está buscando. Concentre-se nessas tarefas ao responder a esta pergunta em uma entrevista de emprego.

Dê uma olhada de perto na descrição do cargo e faça uma lista de duas ou três qualidades que o empregador parece estar procurando em um candidato.

A empresa pode enfatizar habilidades organizacionais ou alguém que se dá bem com os outros. Certifique-se de que sua resposta a esta pergunta enfatize como você demonstra essas qualidades-chave regularmente em seu trabalho atual.

Quanto mais você puder conectar sua experiência passada com a vaga, melhor você conseguirá responder à pergunta.

Dicas para responder em uma entrevista de emprego

Você não vai contar seu dia de trabalho hora a hora. Concentre-se em algumas tarefas principais e descreva brevemente como você as realiza. Aquelas que você brilha

Se o novo emprego exigir alguém extremamente organizado, enfatize tarefas que demonstrem como você se mantém organizado. Não minta, se não for, pois no primeiro dia já vai demonstrar que tem essa habilidade faltando.

Observação

Faça suas respostas o mais específicas possível - menos é mais -, fornecendo exemplos de onde e como resolveu um problema.

Por exemplo, se você disser que trabalha com a equipe de vendas para resolver problemas urgentes de atendimento ao cliente, cite um problema que surgiu e como você o abordou.

Se você tem um trabalho em que todos os dias são muito parecidos, faça uma análise mais detalhada de um dia e explique que a maioria dos dias segue um padrão semelhante.

Exemplos das melhores respostas

Esses exemplos podem lhe dar uma ideia do tipo de informação que você precisa transmitir a um entrevistador de emprego.

Durante uma semana de trabalho normal, uma das minhas maiores tarefas é verificar minha equipe e avaliar o progresso em vários projetos.

Gosto de me reunir logo cedo nas segundas-feiras para discutir nossas prioridades para a semana, depois me reunir novamente no meio da semana para verificar o progresso e uma vez no final da semana para discutir a definição de metas para a próxima semana.

Eu me reúno com grupos menores da minha equipe no meio da semana para solucionar quaisquer problemas. Por exemplo, durante uma reunião recente no meio da semana, percebi que uma equipe estava alguns dias atrasada em um projeto de longo prazo.

Certa vez reuni com a equipe e, juntos, criamos uma estratégia para aumentar a eficiência. Também participo de uma reunião semanal onde apresento o progresso do meu departamento ao conselho executivo.

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Às sextas-feiras, certifico-me de que todas as tarefas sejam concluídas e enviei todas as comunicações necessárias por e-mail e pessoalmente. Por fim, crio uma lista de prioridades para a próxima semana.

Por que funciona

Essa resposta é eficaz porque o candidato deixa claro, usando detalhes e um exemplo, que ele é um solucionador de problemas altamente organizado e proativo. Além do que ele tem organização de começo meio e fim, não só com iniciativa, mas também com acabativa.

Como assistente social na escola, minha agenda varia muito a cada dia. Passo a maior parte do meu tempo em sessão com meus clientes. Aqui um exemplo para quem está começando no mercado de trabalho com um cargo inicial de liderança.

Normalmente, são sessões de aconselhamento individuais, mas também conduzo sessões em grupo. Também passo algumas horas de cada dia treinando, observando e fornecendo feedback para meus estagiários de serviço social.

Então, cerca de metade do meu tempo é gasto trabalhando diretamente com clientes, e um quarto do meu tempo é gasto trabalhando com meus estagiários.

Grande parte do resto do tempo é gasto trabalhando diretamente com a administração da escola, participando e ajudando a conduzir reuniões relacionadas ao progresso dos alunos e ao desenvolvimento do currículo.

Também tenho que preencher a papelada dos meus clientes, me reunir com professores para verificar as necessidades de alunos específicos e definir metas para a semana seguinte.

Por que funciona

Aqui, a candidata usa sua descrição de uma semana típica para ilustrar sua sólida experiência em lidar com as tarefas às vezes desafiadoras de uma assistente social escolar. Fica claro que ela é capaz de realizar multitarefas e mudar de marcha rapidamente, conforme necessário. Também, muito importante mostra como lidar com idades diferentes, exemplo:: geração Z. Sem citar gen z, pois pode passar uma visão mais enviesada de etarismo.

Na maioria dos dias, chego cedo ao consultório para garantir que tudo esteja pronto para nossos primeiros pacientes. Isso inclui orientar o médico sobre sua agenda e verificar o sistema de agendamento do consultório para verificar se há alguma alteração.

Eu faço uma tarefa semelhante no final do dia, respondendo a quaisquer mensagens em nosso sistema de agendamento e orientando o médico sobre o plano para o dia seguinte. Minhas funções incluem auxiliar os pacientes, pessoalmente e por telefone.

Agendo suas consultas e ajudo a resolver quaisquer problemas. Muitos de nossos pacientes ligam com preocupações que eu posso resolver imediatamente.

O padrão é semelhante na maioria dos dias da semana, embora eu também lidere um seminário semanal de treinamento da equipe sobre uma variedade de tópicos, que vão desde a comunicação eficaz com os pacientes até novos protocolos de saúde.

Eu me voluntariei para essa responsabilidade como uma forma de melhorar minhas habilidades de liderança e apresentação.

Por que funciona

A resposta deste candidato faz muito mais do que simplesmente responder à pergunta. Além de delinear suas tarefas, ele “agrega valor” à apresentação ao mencionar sua disposição de chegar cedo para trabalhar e se voluntariar para responsabilidades extras.

O que não dizer em uma entrevista de emprego

Deve ser óbvio que não é uma boa ideia falar sobre atividades não relacionadas ao trabalho que você faz no horário da empresa, mas os candidatos costumam conversar sobre como costumam chegar atrasados ao trabalho ou gostam de fazer longas pausas para o almoço para se exercitar na academia.

Não é a melhor estratégia se alguém quer conseguir uma segunda entrevista de emprego ou o próprio emprego.

Possíveis perguntas de acompanhamento

  • O que você pode contribuir para esta empresa?
  • Por que você é a melhor pessoa para esse trabalho?
  • Conte-me sobre algo que não esteja no seu currículo.

FAÇA SEU DEVER DE CASA: Tente aprender sobre qual é a “semana de trabalho típica” para alguém com seu cargo na empresa em que você está se entrevistando. Sua resposta deve, idealmente, demonstrar sua experiência com um cronograma semelhante.

DEMONSTRE SEUS PONTOS FORTES: Use sua resposta para “vender” o valor adicional que você ofereceria ao empregador: características pessoais como flexibilidade, dedicação ou capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo.

CONTE UMA HISTÓRIA: Dê exemplos específicos de como você otimizou sua agenda de trabalho no passado para maximizar sua produtividade e/ou a de sua equipe.

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Por Giancarlo Signore, Linkedin Top Voice - Estrategista em Carreira e Posicionamento | Startup Advisor| HRBP | Talent Acquistion | Escritor & Palestrante | Saúde Mental.

 

 

 


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