Saiba como ter sucesso e causar uma ótima impressão nas reuniões online! 

Apesar do modelo de trabalho presencial estar em crescimento, o ambiente virtual ainda é  um espaço fundamental para conexões profissionais, tornando a etiqueta em reuniões online um fator decisivo para a construção de uma imagem profissional diferenciada e  apreciada. 

Independentemente de você estar conduzindo ou participando de uma reunião, a forma como  se apresenta e interage, impacta diretamente sua credibilidade e influência

É importante compreender que, mesmo estando em casa, a postura, o ambiente e as atitudes devem ser adequadas. Além disso, é essencial manter uma conduta profissional, respeitando as devidas proporções. Da mesma forma, o colaborador deve agir como se estivesse no escritório. Por conseguinte, a empresa, os clientes e até mesmo os colegas de trabalho esperam essa postura no dia a dia.

O processo de comunicação - que é composto pela parte verbal/palavras, vocal/tom de voz e  não verbal/linguagem corporal, expressões faciais, gestos, vestimenta - pode ser mal  interpretado ou não transmitir credibilidade se um desses itens não estiverem disponíveis e a  câmera fechada impede totalmente a visualização do não verbal, que tem alta importância na  transmissão da mensagem. 

Etiqueta e impacto da presença em reuniões virtuais

Existem ainda outras atitudes inadequadas, que já ouvi de diversas pessoas, sobre seus  pares, líderes, liderados e até mesmo de clientes nesse tipo de reunião, tais como:

  • roupas  inapropriadas para esse tipo de evento (pijama, regatas de academia, dentre outras),
  • participantes com câmera fechada que “não saem da sala virtual” ao término de um  treinamento (será que estavam mesmo assistindo?),
  • pessoas demonstram atitudes agressivas com a câmera fechada em reuniões online. Entretanto, em encontros presenciais, mostram-se totalmente educadas. De fato, a exposição direta e o contato visual tornam a interação bem diferente.

Para entender um pouco mais sobre a visão das pessoas sobre esse tema, fiz uma enquete no  Linkedin com a seguinte pergunta: 

Na sua percepção, uma pessoa que participa de uma reunião online de câmera fechada  transmite qual mensagem:

  • Prefere não se expor – 49% 
  • Está fazendo outra atividade – 43% 
  • Está prestando atenção totalmente – 5% 
  • Saiu da frente do computador – 4%

Para minimizar os aspectos negativos que impedem uma comunicação assertiva e uma  imagem elegante e profissional nas reuniões virtuais, deixo aqui algumas recomendações que  irão contribuir positivamente para a Marca Pessoal além de promover maior entendimento e  relações interpessoais mais saudáveis: 

A Importância da apresentação pessoal

Assim como no presencial, a forma como nos vestimos e nos apresentamos comunica  profissionalismo e respeito. Escolha roupas adequadas ao ambiente corporativo e evite usar  aquelas “roupas de ficar em casa” (ops!), vista peças que você usaria se estivesse no escritório. Mesmo que seja apenas durante as reuniões e na parte de cima do corpo que  aparece na câmera :).

Cuide do cenário e da iluminação

O ideal é que o fundo da sua câmera seja neutro e esteja organizado. Usar telas virtuais ou  desfocar o fundo são ótimas opções.

A luz natural tem um bom efeito, no entanto, se o espaço não é muito iluminado, além da  iluminação de teto, você pode usar também uma luz complementar ex ring ligth.

Câmera ligada: uma atitude de respeito e profissionalismo

Muitas pessoas relutam em abrir a câmera durante reuniões online, mas essa atitude pode  passar uma impressão de desinteresse e distanciamento. Em reuniões presenciais, ninguém esconde o rosto, certo? No virtual, não deveria ser diferente.

Manter a câmera ligada favorece a interação, demonstra engajamento, transparência,  comprometimento e respeito com quem está falando. Além disso, facilita a comunicação não  verbal, tornando as interações mais naturais e dinâmicas.

Postura e expressão corporal

Mantenha uma postura ereta e confiante. Olhar no olhos, fazer gestos com as mãos, com a  cabeça, são essenciais, pois essas informações não verbais, seja para quem apresenta como  para quem participa, complementam o processo de comunicação verbal e evitam a  possibilidade de interpretações incorretas.

Pontualidade e condução

Se você está liderando a reunião, comece e termine no horário combinado. Cumprir com o  horário previsto contribui em manter a reunião eficiente, além de respeitar o tempo dos  participantes que possam ter outros compromissos no horário seguinte.

Evite reuniões com mais de 2h, caso seja necessário, considere ter uma pausa de 5 a 10  minutos para que os participantes possam se ausentar brevemente.

Como participante, conecte-se com antecedência para evitar imprevistos técnicos.

Promova a participação e a escuta ativa

Convide cada um a compartilhar suas opiniões, ideias, sugestões, pois, muitas vezes, alguns  participantes temem falar, a menos que sejam incentivados e que haja escuta ativa sobre suas  percepções.

Demonstre interesse ouvindo atentamente e contribuindo de forma clara e assertiva.

Evite distrações e mantenha o foco

Assim como em uma reunião presencial, estar presente de verdade é essencial. Evite checar  e-mails, responder mensagens ou realizar outras atividades durante a reunião.

O comprometimento e a atenção total fazem muita diferença para um encontro produtivo e  eficaz.

Uso adequado do microfone e fones de ouvido

Mantenha o microfone no mudo quando não estiver falando. Além disso, procure sempre usar fones de ouvido para reduzir ruídos do ambiente. Dessa forma, seja em chamadas online em casa ou no escritório, a qualidade do som melhora tanto para você quanto para os demais participantes.

Interação e respeito ao tempo

Evite muitas interrupções e seja objetivo ao falar. Demonstre interesse ouvindo atentamente e  contribuindo de forma clara e assertiva.

Reuniões online são tão importantes quanto reuniões presenciais e devem ser programadas e  conduzidas da melhor forma possível.

Lembre-se que o tempo hoje é raro/caro, precisa mesmo de uma reunião para tratar o tema? E  faz uma reunião para ficar com a câmera fechada? Entendemos que optar pela reunião é para  haver interação e comunicação completa - verbal, vocal e não verbal, faz sentido?

Talvez um email possa ser uma melhor opção. (Uma reunião que poderia ser um email... Frase  já conhecida em posts nas redes sociais rs).

Pequenas atitudes fazem uma grande diferença na forma como você é percebido  profissionalmente, faça com que sua imagem seja de alguém que promova respeito,  relacionamentos saudáveis e a colaboração.

Você já aplica essas práticas em suas reuniões?

reuniões online_foto da autora

Por Priscila Avelar, CEO da Prisence  Consultoria de Imagem Pessoal e Corporativa. É formada em Comunicação Social com mais de 20 anos de  experiência em áreas de RH, Marketing, Vendas e Atendimento a Clientes. Realiza gestão e  desenvolvimento de pessoas e de negócios. Atua através de workshop e atendimento  individual – personalizados - para empresas e profissionais que desejam alcançar um novo  patamar em sua carreira.



Por que Candidatos Recusam Ofertas de Emprego?

No Episódio 115 do RH Pra Você Cast, exploramos um tema intrigante: por que alguns candidatos recusam ofertas de emprego?

Um mapeamento realizado pela empresa de recrutamento Intera revelou que 35,46% das ofertas feitas em dezembro de 2021 foram recusadas. Ademais vamos analisar os motivos por trás dessa tendência e discutir estratégias para tornar os processos seletivos mais ágeis e atraentes.

Os Motivos da Recusa
  • Contrapropostas Atraentes: Descobrimos que muitos profissionais optam por ficar em seus empregos atuais quando recebem contrapropostas interessantes. Assim sendo, como lidar com essa situação?
  • Outros Fatores Decisivos: Além das contrapropostas, quais outros motivos levam os candidatos a desistir de uma oferta? Portanto vamos explorar questões como cultura organizacional, benefícios e oportunidades de crescimento.
Estratégias para Processos Seletivos Ágeis e Atraentes
  • Agilidade e Transparência: Como tornar o processo de seleção mais eficiente? Similarmente a agilidade na comunicação e a transparência são essenciais.
  • Experiência do Candidato: O que os candidatos esperam durante o processo seletivo? Sobretudo como criar uma experiência positiva que os incentive a aceitar a oferta?

Nesse episódio, contamos com a expertise de Felipe Beranger, responsável pelo estudo e pela área de Sucesso do Talento da Intera, além das reflexões do CEO do Grupo TopRH, Daniel Consani, e da jornalista, Gabriela Ferigato. Não perca essa conversa relevante para recrutadores e profissionais de RH!

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube