Saiba como ter sucesso e causar uma ótima impressão nas reuniões online!
Apesar do modelo de trabalho presencial estar em crescimento, o ambiente virtual ainda é um espaço fundamental para conexões profissionais, tornando a etiqueta em reuniões online um fator decisivo para a construção de uma imagem profissional diferenciada e apreciada.
Independentemente de você estar conduzindo ou participando de uma reunião, a forma como se apresenta e interage, impacta diretamente sua credibilidade e influência.
É importante compreender que, mesmo estando em casa, a postura, o ambiente e as atitudes devem ser adequadas. Além disso, é essencial manter uma conduta profissional, respeitando as devidas proporções. Da mesma forma, o colaborador deve agir como se estivesse no escritório. Por conseguinte, a empresa, os clientes e até mesmo os colegas de trabalho esperam essa postura no dia a dia.
O processo de comunicação - que é composto pela parte verbal/palavras, vocal/tom de voz e não verbal/linguagem corporal, expressões faciais, gestos, vestimenta - pode ser mal interpretado ou não transmitir credibilidade se um desses itens não estiverem disponíveis e a câmera fechada impede totalmente a visualização do não verbal, que tem alta importância na transmissão da mensagem.
Etiqueta e impacto da presença em reuniões virtuais
Existem ainda outras atitudes inadequadas, que já ouvi de diversas pessoas, sobre seus pares, líderes, liderados e até mesmo de clientes nesse tipo de reunião, tais como:
- roupas inapropriadas para esse tipo de evento (pijama, regatas de academia, dentre outras),
- participantes com câmera fechada que “não saem da sala virtual” ao término de um treinamento (será que estavam mesmo assistindo?),
- pessoas demonstram atitudes agressivas com a câmera fechada em reuniões online. Entretanto, em encontros presenciais, mostram-se totalmente educadas. De fato, a exposição direta e o contato visual tornam a interação bem diferente.
Para entender um pouco mais sobre a visão das pessoas sobre esse tema, fiz uma enquete no Linkedin com a seguinte pergunta:
Na sua percepção, uma pessoa que participa de uma reunião online de câmera fechada transmite qual mensagem:
- Prefere não se expor – 49%
- Está fazendo outra atividade – 43%
- Está prestando atenção totalmente – 5%
- Saiu da frente do computador – 4%
Para minimizar os aspectos negativos que impedem uma comunicação assertiva e uma imagem elegante e profissional nas reuniões virtuais, deixo aqui algumas recomendações que irão contribuir positivamente para a Marca Pessoal além de promover maior entendimento e relações interpessoais mais saudáveis:
A Importância da apresentação pessoal
Assim como no presencial, a forma como nos vestimos e nos apresentamos comunica profissionalismo e respeito. Escolha roupas adequadas ao ambiente corporativo e evite usar aquelas “roupas de ficar em casa” (ops!), vista peças que você usaria se estivesse no escritório. Mesmo que seja apenas durante as reuniões e na parte de cima do corpo que aparece na câmera :).
Cuide do cenário e da iluminação
O ideal é que o fundo da sua câmera seja neutro e esteja organizado. Usar telas virtuais ou desfocar o fundo são ótimas opções.
A luz natural tem um bom efeito, no entanto, se o espaço não é muito iluminado, além da iluminação de teto, você pode usar também uma luz complementar ex ring ligth.
Câmera ligada: uma atitude de respeito e profissionalismo
Muitas pessoas relutam em abrir a câmera durante reuniões online, mas essa atitude pode passar uma impressão de desinteresse e distanciamento. Em reuniões presenciais, ninguém esconde o rosto, certo? No virtual, não deveria ser diferente.
Manter a câmera ligada favorece a interação, demonstra engajamento, transparência, comprometimento e respeito com quem está falando. Além disso, facilita a comunicação não verbal, tornando as interações mais naturais e dinâmicas.
Postura e expressão corporal
Mantenha uma postura ereta e confiante. Olhar no olhos, fazer gestos com as mãos, com a cabeça, são essenciais, pois essas informações não verbais, seja para quem apresenta como para quem participa, complementam o processo de comunicação verbal e evitam a possibilidade de interpretações incorretas.
Pontualidade e condução
Se você está liderando a reunião, comece e termine no horário combinado. Cumprir com o horário previsto contribui em manter a reunião eficiente, além de respeitar o tempo dos participantes que possam ter outros compromissos no horário seguinte.
Evite reuniões com mais de 2h, caso seja necessário, considere ter uma pausa de 5 a 10 minutos para que os participantes possam se ausentar brevemente.
Como participante, conecte-se com antecedência para evitar imprevistos técnicos.
Promova a participação e a escuta ativa
Convide cada um a compartilhar suas opiniões, ideias, sugestões, pois, muitas vezes, alguns participantes temem falar, a menos que sejam incentivados e que haja escuta ativa sobre suas percepções.
Demonstre interesse ouvindo atentamente e contribuindo de forma clara e assertiva.
Evite distrações e mantenha o foco
Assim como em uma reunião presencial, estar presente de verdade é essencial. Evite checar e-mails, responder mensagens ou realizar outras atividades durante a reunião.
O comprometimento e a atenção total fazem muita diferença para um encontro produtivo e eficaz.
Uso adequado do microfone e fones de ouvido
Mantenha o microfone no mudo quando não estiver falando. Além disso, procure sempre usar fones de ouvido para reduzir ruídos do ambiente. Dessa forma, seja em chamadas online em casa ou no escritório, a qualidade do som melhora tanto para você quanto para os demais participantes.
Interação e respeito ao tempo
Evite muitas interrupções e seja objetivo ao falar. Demonstre interesse ouvindo atentamente e contribuindo de forma clara e assertiva.
Reuniões online são tão importantes quanto reuniões presenciais e devem ser programadas e conduzidas da melhor forma possível.
Lembre-se que o tempo hoje é raro/caro, precisa mesmo de uma reunião para tratar o tema? E faz uma reunião para ficar com a câmera fechada? Entendemos que optar pela reunião é para haver interação e comunicação completa - verbal, vocal e não verbal, faz sentido?
Talvez um email possa ser uma melhor opção. (Uma reunião que poderia ser um email... Frase já conhecida em posts nas redes sociais rs).
Pequenas atitudes fazem uma grande diferença na forma como você é percebido profissionalmente, faça com que sua imagem seja de alguém que promova respeito, relacionamentos saudáveis e a colaboração.
Você já aplica essas práticas em suas reuniões?
Por Priscila Avelar, CEO da Prisence Consultoria de Imagem Pessoal e Corporativa. É formada em Comunicação Social com mais de 20 anos de experiência em áreas de RH, Marketing, Vendas e Atendimento a Clientes. Realiza gestão e desenvolvimento de pessoas e de negócios. Atua através de workshop e atendimento individual – personalizados - para empresas e profissionais que desejam alcançar um novo patamar em sua carreira.
Por que Candidatos Recusam Ofertas de Emprego?
No Episódio 115 do RH Pra Você Cast, exploramos um tema intrigante: por que alguns candidatos recusam ofertas de emprego?
Um mapeamento realizado pela empresa de recrutamento Intera revelou que 35,46% das ofertas feitas em dezembro de 2021 foram recusadas. Ademais vamos analisar os motivos por trás dessa tendência e discutir estratégias para tornar os processos seletivos mais ágeis e atraentes.
Os Motivos da Recusa
- Contrapropostas Atraentes: Descobrimos que muitos profissionais optam por ficar em seus empregos atuais quando recebem contrapropostas interessantes. Assim sendo, como lidar com essa situação?
- Outros Fatores Decisivos: Além das contrapropostas, quais outros motivos levam os candidatos a desistir de uma oferta? Portanto vamos explorar questões como cultura organizacional, benefícios e oportunidades de crescimento.
Estratégias para Processos Seletivos Ágeis e Atraentes
- Agilidade e Transparência: Como tornar o processo de seleção mais eficiente? Similarmente a agilidade na comunicação e a transparência são essenciais.
- Experiência do Candidato: O que os candidatos esperam durante o processo seletivo? Sobretudo como criar uma experiência positiva que os incentive a aceitar a oferta?
Nesse episódio, contamos com a expertise de Felipe Beranger, responsável pelo estudo e pela área de Sucesso do Talento da Intera, além das reflexões do CEO do Grupo TopRH, Daniel Consani, e da jornalista, Gabriela Ferigato. Não perca essa conversa relevante para recrutadores e profissionais de RH!
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