Em um cenário empresarial onde a competitividade e a produtividade são cada vez mais valorizadas, a gamificação mostra-se como uma estratégia eficaz para impulsionar o desempenho e o engajamento das equipes.
Em estudo da ManpowerGroup, 80% dos empregadores encontram dificuldades para recrutar profissionais de alto desempenho, colocando o Brasil em 13º lugar entre os países que mais enfrentam esse desafio. Transformar o ambiente de trabalho em um jogo estruturado com metas, recompensas e feedback instantâneo não é apenas uma tendência, mas uma necessidade.
Gamificação e IA: motivação e redução do turnover
A integração da gamificação com a inteligência artificial generativa potencializa ainda mais essa abordagem. Com a tecnologia, é possível personalizar desafios, feedbacks e recompensas de forma dinâmica, adaptando-se ao perfil de cada colaborador.
Ferramentas baseadas em IA analisam o desempenho em tempo real e sugerem novos objetivos. Além disso, elas criam narrativas envolventes que mantêm os profissionais motivados, tornando o ambiente corporativo mais leve, descontraído e criativo.
Dados da pesquisa Gallup revelam que apenas 23% dos profissionais estão verdadeiramente envolvidos em seus trabalhos, enquanto 59% apenas cumprem tabela, fenômeno conhecido como “quiet quitting” ou demissão silenciosa. A combinação entre gamificação e IA generativa surge como uma resposta a esse desafio. Ademais, elas criam um ambiente estimulante que valoriza as competências individuais, oferecendo recompensas sob medida e tornando o dia a dia mais agradável.
Além de impulsionar a produtividade, a gamificação associada à IA também pode reduzir o turnover, que é um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas. Por exemplo, no Índice de Confiança da Robert Half (ICRH), em análise de 2023, foi constatado que boa parte das empresas (41%) teve um volume de turnover voluntário de menos de 5%.
Gamificação e IA para engajamento e retenção
Cerca de 25% tiveram uma taxa de rotatividade entre 5% e 10%, enquanto 23% enfrentaram uma taxa superior a 10%. Ao criar um ambiente de trabalho mais atrativo e interativo, os colaboradores se sentem mais motivados e reconhecidos, diminuindo a rotatividade e fortalecendo o vínculo com a organização.
A união entre gamificação e IA generativa representa o futuro do engajamento corporativo. Mais do que uma ferramenta para aumentar a eficiência, essa abordagem promove um ambiente dinâmico e descontraído. Além disso, os colaboradores encontram não apenas desafios, mas também satisfação e crescimento profissional.
Por Eduardo Rodrigues, CEO da Applause, fundador da Welcome Trips e Welcome Weddings, além de cofundador do Instituto Playing for Change Brasil.
🎧 Ouça o Episódio 145 do RH Pra Você Cast:
O que é preciso para construir times de alta performance?
Como desenvolver lideranças e equipes de alta performance? Inegavelmente, muitos tentam buscar uma “receita de bolo” para responder essa questão com facilidade. No entanto, o fato é que só há um caminho para que o sucesso guie a missão: treinar, treinar e treinar.
Capacitação: A Chave para o seu sucesso
Seja para líderes e liderados, a capacitação é fator determinante para a construção de times que alcançam os melhores resultados. Consequentemente, isso potencializa suas carreiras e a competitividade das organizações.
A Importância de uma Capacitação Estratégica
Porém, mesmo a capacitação precisa ser estratégica. Com efeito, o olhar das empresas deve ser assertivo, humanizado e focado em treinamentos que, efetivamente, fazem a diferença. Mas como tornar o desenvolvimento de pessoas estratégico para que as equipes de alta performance existam?
Especialistas em Desenvolvimento de Equipes
Essa questão é respondida por uma dupla que entende – e muito – do assunto. Portanto, o RH Pra Você Cast recebe Giovane Gávio, bicampeão olímpico de vôlei, palestrante e gestor de projetos esportivos, e também Sergio Agudo, Country Director da GoodHabitz.
Confira o episódio completo clicando no app abaixo:
Não se esqueça de seguir nosso podcast bem como interagir em nossas redes sociais:
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Capa: Depositphotos