Em tempos de rápida transformação e alta competitividade, uma das fontes mais ricas de inovação na empresa pode estar dentro da própria organização: os colaboradores. Eles vivenciam o dia a dia da empresa, conhecem os processos em profundidade, podem identificar ineficiências e até propor melhorias que por vezes passam despercebidas pela alta gestão.
Empresas que cultivam uma cultura de escuta ativa e consideram as ideias dos funcionários podem aumentar o engajamento e a satisfação interna. Além disso, elas também ganham um diferencial de mercado ao impulsionar inovação e eficiência.
Estudos reforçam essa prática. Por outro lado, de acordo com uma pesquisa da consultoria PwC com mais de 3,2 mil profissionais de 50 países, 67% dos executivos acreditam que um conjunto coeso de crenças, valores e normas organizacionais é tão importante quanto o próprio modelo de negócios.
Escuta Ativa: incentivando inovação e performance
Empresas que alinham sua cultura com a escuta ativa de seus funcionários conseguem gerar um ambiente de trabalho que incentiva a inovação e melhora a performance. Outro levantamento, da Gallup, revela que 59% dos trabalhadores considerariam trocar de emprego se sentissem que sua voz não é ouvida. Portanto, é fundamental promover essa cultura participativa para atrair e reter talentos.
Contudo, identificar e implementar boas ideias nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, as empresas precisam do suporte de especialistas para gerenciar o fluxo de sugestões e identificar quais têm maior potencial de impacto.
Com efeito, especialistas podem desempenhar um papel estratégico ao utilizar ferramentas e metodologias avançadas para organizar e analisar as ideias dos colaboradores. Dessa forma, criam um processo estruturado e eficiente para transformá-las em ações.
Uma visão externa e imparcial ajuda a reduzir vieses — distorções ou influências que afetam a maneira de observar, julgar ou agir em relação a situações ou ideias. Consequentemente, isso facilita a identificação das oportunidades de forma clara e estruturada.
Conhecimento externo: facilitando a inovação na empresa
Esse olhar externo também traz conhecimentos valiosos que podem contribuir com o sucesso da organização. Atuando como facilitadores, esses profissionais ajudam as empresas a identificar e potencializar iniciativas, implementando ações enquanto liberam as equipes internas para focar na entrega de resultados, sem deixar de explorar novas oportunidades de sucesso.
Com esse apoio, a empresa não só consegue aproveitar ao máximo o potencial das sugestões internas, mas também se posiciona para enfrentar os desafios futuros com mais inteligência, prosperando em um mercado em constante mudança.
Há diversos exemplos atuais de organizações que adotaram essas práticas com sucesso. Amazon, por exemplo, implementou um programa de sugestões em seus centros de distribuição, permitindo que funcionários apresentassem ideias para melhorar a operação interna.
Em 2023, a empresa informou que mais de 2 mil ideias foram implementadas, gerando ganhos significativos em eficiência e economizando milhões de dólares. Outro caso é o da Toyota, que há décadas mantém seu programa "Kaizen", incentivando colaboradores a propor pequenas melhorias contínuas.
Essa prática contribui diretamente para a filosofia de produção enxuta da empresa e é um fator que ajudou a Toyota a se tornar uma referência mundial em eficiência.
Programa Código Aliança: cultura e inovação na empresa
Na Sicredi Aliança, com sede na Marechal Cândido Rondon, no Paraná, desenvolvemos o programa “Código Aliança”, um exemplo de como a cultura organizacional pode ser o alicerce do sucesso de uma grande instituição.
Num ambiente empresarial cada vez mais volátil, a cooperativa percebeu que, para continuar prosperando, precisava fazer mais do que seguir tendências — era necessário moldar uma identidade robusta, que refletisse seus valores mais profundos e unisse os colaboradores.
A empresa desenvolveu uma série de workshops e entrevistas com nossos gestores e colaboradores, buscando compreender as nuances e os desafios que permeavam o cotidiano da cooperativa. Tudo isso ajudou a sede a construir o programa de cultura.
E foi lançado o ‘’MBA da Prosperidade’’, um programa com cerca de 15 módulos que foi além das lições teóricas. Combinando ensinamentos práticos e reflexões, o curso tem o objetivo de capacitar os colaboradores a vivenciarem os valores da cooperativa de forma tangível. Desse modo, eles podem aplicá-los em suas rotinas diárias.
Cultura organizacional e inovação contínua
Implementar uma cultura organizacional forte e focada em inovação não é apenas sobre melhorar indicadores ou processos. Afinal, trata-se de criar uma transformação que permeie toda a empresa e conecte cada colaborador a um propósito maior.
Ao fazer isso, empresas criam um ciclo de inovação onde ideias são sempre bem-vindas, avaliadas e, quando possível, aplicadas. Esse ambiente cria uma vantagem competitiva real, pois não só melhora a experiência dos funcionários. Além disso, resulta em um negócio mais eficiente e preparado para o futuro.
Alinhando sua cultura aos objetivos estratégicos, a empresa constrói uma base sólida para que as ideias fluam e tragam resultados significativos.
Assim, os colaboradores não apenas sentem que têm voz, mas também veem suas ideias se transformarem em ações concretas, gerando valor para todos.
Por Alessandra Petry, Gerente de Gestão de Pessoas na Sicredi Aliança PR/SP. Com uma carreira de quase 15 anos no sistema Sicredi. Atualmente na área de gestão de pessoas, ela desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e bem-estar dos colaboradores.
Léo Brazão, cofundador da 1601, consultoria de inovação e da Impact tech Fred.
🎧 No episódio 186 do RH Pra Você Cast, exploramos o impacto das inteligências artificiais (IAs) no desenvolvimento de carreiras e pessoas. Embora seja comum “vilanizar” as IAs e enfatizar seus pontos negativos, é essencial reconhecer seu potencial positivo.
O Medo da Ascensão das IAs
- Percepção Negativa: Pesquisas frequentemente revelam o medo dos trabalhadores em relação à ascensão das IAs. Por isso essa apreensão contribui para a complexa relação entre “pessoas x tecnologia”.
IA como Facilitadora e Diferencial
- Além da Rotina: Quando bem utilizada, a IA não é apenas uma facilitadora de rotina. Assim ela pode ser um diferencial significativo no desenvolvimento profissional.
- Entrevista com Guilherme Luz: O CEO da Galena, Guilherme Luz, compartilha insights sobre como a IA humaniza processos e impulsiona o crescimento.
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