O mundo corporativo apresenta atividades cada vez mais dinâmicas e colaborativas, onde a habilidade de saber ouvir é fundamental para quem deseja manter uma liderança de sucesso. Embora a comunicação seja frequentemente associada à fala, a escuta ativa permite que uma equipe de alto desempenho seja conduzida por gestores que compreendem melhor as necessidades, desafios e ideias apresentadas pelos colaboradores.
A escuta ativa na liderança de sucesso
A atividade de saber ouvir não se resume apenas em prestar atenção em um diálogo. Isso envolve interpretação de texto e a percepção das emoções por trás da conversa, proporcionando um ambiente laboral mais saudável, onde os colaboradores sejam estimulados a manifestar opiniões sem medo de sofrer represálias dos superiores. Geralmente, líderes que sabem ouvir compartilham sentimentos como empatia, respeito e compromisso com o crescimento do negócio.
Benefícios de saber ouvir
Quando líderes estão dispostos a saber ouvir seus colaboradores, os membros da equipe se sentem mais confiantes e valorizados, fortalecendo a relação entre eles. Além disso, muitas ideias podem surgir a partir da discussão aberta, com chances de todos participarem desse processo.
Por outro lado, saber ouvir também envolve a promoção da inovação e resolve conflitos, já que a atividade permite identificar com precisão quais são as verdadeiras causas por trás deles. A escuta ativa facilita a busca por soluções.
A participação do colaborador é estimulada por quem sabe ouvir, criando motivação em quem faz parte do negócio. A atividade beneficia a tomada de decisão entre os líderes, que possuem mais perspectivas sobre a equipe, gerando mais confiança e assertividade na escolha sobre qual caminho seguir.
Como desenvolver a habilidade
Aprimorar o saber ouvir requer aperfeiçoamento contínuo e muita dedicação. É preciso atenção plena durante a conversa, evitando distrações como o uso do celular ou atividades paralelas.
Fazer perguntas também estimula o saber ouvir, pois o líder demonstra interesse real na informação prestada pelo colaborador. Além disso, pedir esclarecimentos incentiva o diálogo.
No entanto, interromper a fala pode ser considerado um ruído de comunicação para quem pratica a escuta ativa. É extremamente importante dar espaço para a outra pessoa concluir o raciocínio antes de tomar a palavra.
Líderes que dominam a arte de ouvir tendem a criar equipes mais produtivas, engajadas e sustentáveis. Essa habilidade fortalece ainda a cultura organizacional ao promover um ambiente de trabalho saudável, inclusivo e mais colaborativo.
Em um cenário onde a competição é acirrada e a adaptação é uma necessidade constante, praticar a escuta ativa será o diferencial que transforma equipes ao mesmo tempo que define líderes como verdadeiros agentes de mudança no negócio.
Por Fabiano Nagamatsu, CEO da Osten Moove, empresa que faz parte da Osten Group, uma Aceleradora Venture Studio Capital focada no desenvolvimento de inovação e tecnologia. Conta com estratégias e planejamentos baseados no modelo de negócio de startups voltadas ao mercado gamer.
🎧 Ouça o episódio 149 do Podcast RH Pra Você Cast: “Líder, já colocou a empatia no seu currículo?“
Empatia na Liderança: acima de tudo desenvolva Essa Habilidade Essencial
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Assim, no episódio 149, vamos explorar a pergunta: “Líder, já colocou a empatia no seu currículo?”. Pois à medida que o perfil das lideranças passa por transformações, a empatia emerge como uma habilidade-chave, também fundamental para a motivação de colaboradores. Mas o que realmente significa ser um profissional empático na prática?
Desvendando a Empatia
Conversamos com Vivian Laube, Especialista em Liderança e Comportamento Organizacional, e Priscila Monaco, Diretora Senior de RH da Visa, para entender como desenvolver essa habilidade essencial. Analogamente, a pandemia e os períodos de crise também destacam a importância das soft skills no ambiente corporativo.
O Papel do RH na Cultura Empática
Descubra como o RH pode contribuir para que a empatia faça parte da cultura da empresa e para a motivação de colaboradores. Em outras palavras, acompanhe essa discussão inspiradora e aprenda a fortalecer sua liderança com empatia.
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