O mundo corporativo apresenta atividades cada vez mais dinâmicas e colaborativas, onde a habilidade de saber ouvir é fundamental para quem deseja manter uma liderança de sucesso. Embora a comunicação seja frequentemente associada à fala, a escuta ativa permite que uma equipe de alto desempenho seja conduzida por gestores que compreendem melhor as necessidades, desafios e ideias apresentadas pelos colaboradores.

A escuta ativa na liderança de sucesso

A atividade de saber ouvir não se resume apenas em prestar atenção em um diálogo. Isso envolve interpretação de texto e a percepção das emoções por trás da conversa, proporcionando um ambiente laboral mais saudável, onde os colaboradores sejam estimulados a manifestar opiniões sem medo de sofrer represálias dos superiores. Geralmente, líderes que sabem ouvir compartilham sentimentos como empatia, respeito e compromisso com o crescimento do negócio.

Benefícios de saber ouvir

Quando líderes estão dispostos a saber ouvir seus colaboradores, os membros da equipe se sentem mais confiantes e valorizados, fortalecendo a relação entre eles. Além disso, muitas ideias podem surgir a partir da discussão aberta, com chances de todos participarem desse processo.

Por outro lado, saber ouvir também envolve a promoção da inovação e resolve conflitos, já que a atividade permite identificar com precisão quais são as verdadeiras causas por trás deles. A escuta ativa facilita a busca por soluções.

Report Sync 2024

A participação do colaborador é estimulada por quem sabe ouvir, criando motivação em quem faz parte do negócio. A atividade beneficia a tomada de decisão entre os líderes, que possuem mais perspectivas sobre a equipe, gerando mais confiança e assertividade na escolha sobre qual caminho seguir.

Como desenvolver a habilidade

Aprimorar o saber ouvir requer aperfeiçoamento contínuo e muita dedicação. É preciso atenção plena durante a conversa, evitando distrações como o uso do celular ou atividades paralelas.

Fazer perguntas também estimula o saber ouvir, pois o líder demonstra interesse real na informação prestada pelo colaborador. Além disso, pedir esclarecimentos incentiva o diálogo.

No entanto, interromper a fala pode ser considerado um ruído de comunicação para quem pratica a escuta ativa. É extremamente importante dar espaço para a outra pessoa concluir o raciocínio antes de tomar a palavra.

Líderes que dominam a arte de ouvir tendem a criar equipes mais produtivas, engajadas e sustentáveis. Essa habilidade fortalece ainda a cultura organizacional ao promover um ambiente de trabalho saudável, inclusivo e mais colaborativo.

Em um cenário onde a competição é acirrada e a adaptação é uma necessidade constante, praticar a escuta ativa será o diferencial que transforma equipes ao mesmo tempo que define líderes como verdadeiros agentes de mudança no negócio.

liderança de sucesso_foto do autor

Por Fabiano Nagamatsu, CEO da Osten Moove, empresa que faz parte da Osten Group, uma Aceleradora Venture Studio Capital focada no desenvolvimento de inovação e tecnologia. Conta com estratégias e planejamentos baseados no modelo de negócio de startups voltadas ao mercado gamer.

 


🎧  Ouça o episódio 149 do Podcast RH Pra Você Cast: “Líder, já colocou a empatia no seu currículo?

Empatia na Liderança: acima de tudo desenvolva Essa Habilidade Essencial

Busque uma Gestão Humanizada

Assim, no episódio 149, vamos explorar a pergunta: “Líder, já colocou a empatia no seu currículo?”. Pois à medida que o perfil das lideranças passa por transformações, a empatia emerge como uma habilidade-chave, também fundamental para a motivação de colaboradores. Mas o que realmente significa ser um profissional empático na prática?

Desvendando a Empatia

Conversamos com Vivian Laube, Especialista em Liderança e Comportamento Organizacional, e Priscila Monaco, Diretora Senior de RH da Visa, para entender como desenvolver essa habilidade essencial. Analogamente, a pandemia e os períodos de crise também destacam a importância das soft skills no ambiente corporativo.

O Papel do RH na Cultura Empática

Descubra como o RH pode contribuir para que a empatia faça parte da cultura da empresa e para a motivação de colaboradores. Em outras palavras, acompanhe essa discussão inspiradora e aprenda a fortalecer sua liderança com empatia.

Principalmente, não se esqueça de seguir nosso podcast bem como interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube