Superando o estresse: como conciliar a vida profissional e pessoal

Com a chegada de um novo ano, muitos de nós estabelecemos metas e resoluções para melhorar diferentes aspectos de nossas vidas. Umas das maiores questões enfrentadas pela maioria das pessoas é como equilibrar as demandas pessoais e profissionais, enfim, conciliar a vida profissional e pessoal.

Esse desafio, intensificado pelo ritmo acelerado do mundo moderno, é essencial para alcançar bem estar e produtividade

No Brasil, uma pesquisa da ISMA-BR (International Stress Management Association) indicou que 70% dos brasileiros economicamente ativos sofrem com estresse relacionado ao trabalho, e uma parte significativa desses casos está ligada à sobrecarga e falta de tempo para a vida pessoal.

Conciliar vida profissional e pessoal é um desafio contínuo, mas é possível com planejamento, disciplina e autoavaliação. Ao equilibrar essas áreas, você não apenas melhora sua produtividade e bem-estar, mas também cria um caminho mais saudável e feliz para o futuro. 

Como gestora e empreendedora, cito 5 estratégias para ajudar a criar harmonia entre trabalho e vida pessoal:

1. Estabeleça prioridades

Uma das primeiras etapas para equilibrar vida profissional e pessoal é identificar o que realmente importa. Liste suas prioridades, tanto no trabalho quanto na vida pessoal, e certifique-se de que suas ações diárias estejam alinhadas com esses objetivos. Saber o que é mais importante ajuda a evitar distrações e a manter o foco.

2. Planeje seu tempo

Utilizar ferramentas de organização, como agendas ou aplicativos de planejamento, pode fazer toda a diferença. Reserve horários específicos para suas atividades profissionais e pessoais, garantindo que nenhuma das áreas seja negligenciada. Lembre-se de incluir momentos de descanso e lazer em seu planejamento.

3. Cuide da sua saúde

Uma boa saúde física e mental é essencial para lidar com os desafios do dia a dia. Certifique-se de dormir bem, manter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas regularmente. Além disso, invista em técnicas de gestão de estresse, como meditação ou yoga.

4. Peça ajuda quando necessário

Não há problema em buscar apoio, seja de colegas de trabalho, amigos ou familiares. Delegar tarefas e compartilhar responsabilidades pode aliviar o peso das obrigações e criar um ambiente mais colaborativo.

5. Reavalie as ações

O equilíbrio entre vida profissional e pessoal não é algo fixo. Reavalie suas prioridades e estratégias regularmente para garantir que estejam funcionando para você. Esteja disposto a fazer ajustes conforme as circunstâncias mudem. 

Aproveite este novo ano como uma oportunidade para implementar mudanças positivas e viver com mais equilíbrio e realização.

conciliar a vida profissional e pessoal_foto da autora

Por Leiza Oliveira, CEO da Minds Idiomas. Ela gerencia mais de 70 escolas e tem como pilares a empatia e a inteligência emocional de todos os envolvidos na garantia do sucesso da Minds.

 

 

 


🎧Ouça o episódio 191 do podcast RH Pra Você Cast, “Novo certificado de saúde mental: o que, afinal, é esperado das empresas?”

Em março, entrou em vigor a Lei 14.831, que estabelece um certificado reconhecendo empresas como acolhedoras da necessidade de equilibrar trabalho e bem-estar entre seus funcionários. Mas o que exatamente essa lei exige? Será que as práticas comuns são suficientes para obter a certificação? A advogada Maria Lucia Benhame, especialista em direito empresarial, nos orienta sobre essa nova legislação. Portanto, confira!

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