Como organizar seu caminho profissional para alcançar o cargo desejado na carreira?

Assim como em tudo na vida, alcançar o cargo dos sonhos é o resultado de uma construção que envolve planejamento, estratégia e ação.

O mercado de trabalho se transforma a cada ano, e estar atento às habilidades, atitudes e conhecimentos necessários para um mercado competitivo ajuda a ser relevante e a se destacar para ocupar o cargo desejado. Uma transição de carreira é uma mudança de posição ou de atividades profissionais. Pode acontecer dentro da empresa onde se atua, em outra empresa ou até em uma estrutura diferente, como empreender.

A organização é um ponto importante, pois, como em qualquer projeto, é necessário gerenciar alguns aspectos: um plano estratégico, o conhecimento necessário, as relações que podem ajudar, os recursos de tempo e dinheiro para colocar o projeto em prática, e a inteligência emocional para ser consistente e paciente.

Para fazer uma transição de carreira bem-sucedida, considere estes aspectos:

  1. Saiba o que você quer mudar: entenda a dimensão da sua transição de carreira. Você quer mudar de cargo ou de profissão? Quer mudar sua estrutura de contratação (CLT)? Deseja um salário diferente? Quer mudar de empresa, área ou líder? Quer ser autônomo ou empreendedor?
  1. Defina seu objetivo: tenha claro qual é o seu objetivo a curto, médio e longo prazo. Em alguns casos, uma transição de carreira leva tempo para ocorrer efetivamente. Por isso, entenda sua expectativa em relação às ações e aos resultados, o tempo que pode levar e como você vai se organizar para ter sustentabilidade em suas ações.
  1. Atualize seu currículo e seu LinkedIn: elabore um currículo que destaque suas qualificações e experiências de acordo com a vaga desejada. Atualize seu LinkedIn, tornando seu perfil interessante para sua rede e para pessoas que possam pesquisá-lo. Seja verdadeiro nas informações e aprenda a criar um currículo e um LinkedIn atrativos.
  1. Tenha parceiros: contar com mentores e profissionais que ajudem a ampliar sua visão do processo, oferecendo técnicas e conhecimentos, pode acelerar o alcance do resultado desejado.
  1. Monitore e qualifique as ações: estabeleça metas diárias e semanais com ações e datas para verificar os resultados. Por exemplo: quantas horas vai dedicar a estudar determinados assuntos? Quantos currículos vai enviar? Quantas entrevistas pretende participar? Quantos contatos vai fazer por redes sociais? Entenda que não é apenas a quantidade, mas também a qualidade das abordagens que importa.
  1. Organize-se financeiramente: a recomendação financeira para um profissional em transição de carreira é ter de 4 a 6 meses de reserva financeira correspondente ao seu custo mensal. Isso ajuda a tomar boas decisões ao se preparar, candidatar e aceitar desafios profissionais. Muitas vezes, a necessidade e o desespero não são bons conselheiros. Se você não está satisfeito com seu emprego atual, transforme-o no patrocinador do seu próximo objetivo de carreira.

Para cada pessoa, a transição de carreira pode ser um processo diferente. O importante é saber seus motivos, perceber e respeitar seu tempo de mudança e se organizar para desenhar seu projeto e colocá-lo em prática.

A transição de carreira é um movimento de mudança de vida, não apenas no âmbito profissional. Ela se alimenta de autoconhecimento, da escuta dos incômodos internos e da construção da coragem para transformar.

Com preparação e ação, a jornada para o seu projeto de carreira acontece com mais tranquilidade e de forma estratégica.

Melissa Kotovski, Founder e Diretora da MCK Educação e Desenvolvimento. Estrategista de carreira e negócios, palestrante e mentora de carreira e de líderes. É um das Colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.